Cultura analítica, acompanhamento real time e suas aplicações no trade marketing

As estratégias de trade marketing não devem ser pautadas em decisões e planejamentos baseados em suposições ou vivências próprias, mas em dados vindos do monitoramento do mercado, e também do PDV. Portanto, a cultura analítica é essencial nesse caso.

 

Para obter os dados de análise, é necessário investigar a fundo. Isso não quer dizer que o único caminho seja investir em pesquisas caras, muito pelo contrário, pois a observação, começando a partir do próprio PDV, já proporciona um amplo conhecimento do seu negócio. Estar no dia a dia da operação, conversar com os clientes e shoppers já faz toda a diferença.

 

Mas, além do campo qualitativo de obter opiniões dos clientes, vendedores e promotores de venda, os dados quantitativos também são essenciais na cultura analítica. Isso acontece através da mensuração de resultados, ou seja, os números reunidos em um painel de informações.

 

São dados concretos que indicam o que realmente está acontecendo com os canais, suas categorias e produtos.

 

Com essas informações coletadas, é muito mais fácil interpretar, gerenciar e criar insights, a partir de fontes reais sobre a situação do PDV, trazendo muitos benefícios às estratégias de trade marketing.

 

Benefícios do acompanhamento real time ao cliente

Sem dúvida, o acompanhamento em real time e a análise de indicadores obtidos através de ferramentas tecnológicas trazem a assertividade nos resultados de qualquer ação de estratégia dentro do trade marketing.

 

As propostas e objetivos estão sendo cumpridos e alcançados? Como está o mercado em que atuo? Qual é o comportamento dos meus clientes? E dos meus concorrentes? Todas essas perguntas podem ser respondidas com a cultura analítica e o acompanhamento real time. 

 

Além disso, com todas essas respostas, é possível tomar novas decisões de maneira inteligente, com metas, e prevendo possíveis resultados.

 

Por fim, ao realizar o acompanhamento em real time, muitos gestores acabam descobrindo falhas em seus próprios processos ou tendo insights de soluções para potencializar suas vendas, ou seja, algo que poderia passar despercebido, mantendo a ilusão de que tudo está bem, sem saber da realidade, se não há essa cultura analítica.

 

Isso gera economia de tempo, de possíveis gastos e ainda potencializa o negócio.

 

Principais indicadores do trade marketing

Os indicadores são gatilhos para tomada de decisões e planos de ação em uma estratégia. Confira abaixo os principais do mercado:

 

Sell out: o indicador é essencial para a análise da performance de produtos, incluindo marca e região, sua aceitação junto ao consumidor, preferências e o retorno sobre o investimento na equipe ou ações de trade marketing (ROI).

 

Share: este indicador auxilia na análise da visibilidade de uma determinada marca ou produto, entendendo sua relação com seus concorrentes e o mercado.

 

Ponto extra: a auditoria da implementação e de negociações de pontos extras feitas entre o varejo e a indústria, além da mensuração das conquistas realizadas pelo time de campo, contribuem para o aumento da visibilidade da marca.

 

Estoque: atua no controle da distribuição de produtos feitos pelo varejo, ajudando também a área comercial da indústria a entender oportunidades de sell in. Além disso, ele também gera oportunidades para o sell out, considerando que o indicador mostra informações sobre quantidade de estoque e suas datas de vencimento.

 

Preço: o indicador auxilia na análise dos preços de concorrentes e a relação do preço ofertado com o sugerido pela indústria. Além disso, auxilia no monitoramento das promoções realizadas pelo varejo dos produtos de determinada indústria e também de seus concorrentes.

 

De cultura analítica e interpretação de indicadores, a Soul Trade Marketing entende muito bem. Possibilitamos o acompanhamento real de diversas visões de trade marketing para o seu negócio, seja por tempo, local, canal, loja, produto ou até colaborador.

Desenvolvemos e nos envolvemos nas ações de nossos clientes, com base em muito estudo, inteligência de dados e foco no crescimento de sell out. Entenda mais sobre nossa atuação e como podemos potencializar sua atuação nos pontos de venda.