Os principais gatilhos promocionais do mercado

Os principais gatilhos promocionais do mercado

A pandemia e o isolamento social afetaram o ano de 2020, transformando a vida de muitas pessoas e a dinâmica das empresas, que tiveram que se reinventar em todos os sentidos.

Nessa transformação, as marcas passaram a ter o desafio de se adaptar a essa nova realidade, pensando em novas abordagens e posicionamentos inteligentes para cativar seu público.

Nesse contexto, o site Portal da Promo realizou a pesquisa “Raio-X da Promoção 2021”. O principal objetivo foi descobrir os gatilhos promocionais mais eficazes para atrair consumidores em uma ação de campanha. Foram mais de 2.300 respostas que permitiram conclusões interessantes.

Continue acompanhando este artigo e confira os principais insights, para inspirar o planejamento do seu ponto de venda e o alcance de novos resultados.

 

Promoções compre e ganhe

As promoções em que os consumidores têm a possibilidade de ganhar prêmios ao realizar suas compras se mostram fortes no mercado.

O momento de dificuldade, causado pela pandemia, é o principal discurso de posicionamento das marcas, que demonstram parceria e a possibilidade de “mudar de vida” dos consumidores.

De acordo com a pesquisa, “Promoção é bom, é do bem, é Ypê”, da Ypê, “Promoção Ajuda Guaraná”, da Guaraná Antárctica, e “Promoção Friboi”, da Friboi, são as top 3 desse ramo.

A pesquisa mostra que 57% dos entrevistados se engajam nessas promoções pela facilidade de participar, 31% participam porque conhecem as marcas e apenas 13% são atraídas somente pelo alto valor dos prêmios. Insights importantes para se considerar.

 

Promoções de cashback

Expressões como: “dinheiro de volta”, “experimente grátis”, “dinheiro no bolso” e “grátis” são comuns nos discursos mais lembrados das promoções de cashback, que também se mostram fortes no mercado.

Esse tipo de promoção é vantajosa tanto no ponto de vista de incrementar as vendas e exposição da marca quanto na conquista e fidelização de novos consumidores.

“Dinheiro de Volta”, da Nestlé, “Mestre do Sabor”, da Seara e “Dinheiro no Bolso”, da Nívea, são as top 3 desse tipo de promoção.

Os entrevistados comentaram que os gatilhos responsáveis por despertar o interesse pela promoção foi o entendimento do cashback como um desconto e a oportunidade de experimentar um produto sem gastar.

 

Que tal planejar suas vendas?

Diante desse cenário, é evidente que um bom planejamento de vendas e divulgação são cruciais. A Soul Trade Marketing trabalha com foco nos resultados, desenvolvendo soluções e estratégias, conforme as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores, justamente para ajudar sua empresa nestes aspectos.

Entre em contato conosco e garanta a melhor performance em seu ponto de venda.