
Dia das Crianças: como fica o setor brinquedeiro?
O Dia das Crianças, bem como as outras datas comemorativas, é muito importante para o mercado varejista. Segunda maior sazonalidade para o setor, ele é uma espécie de aquecimento para o Natal e final de ano.
É por meio dele que sabemos como o consumidor irá se comportar em termos de compras. Quando o balanço do 12 de outubro é positivo para o varejo, os lojistas podem ficar mais confiantes em relação às vendas nas datas seguintes.
Para o setor brinquedeiro, um dos mais impactados pelas festividades do segundo semestre, o período é ainda mais crucial, já que é nele que as empresas do ramo realmente aumentam sua lucratividade.
Com a pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social dela decorrente, ainda não temos certeza de como serão os resultados para o próximo Dia das Crianças.
No entanto, algumas pesquisas, como a conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam para uma queda de 4,8% no volume de vendas em relação ao ano anterior.
Mesmo com esse cenário, Felipe Dantas, executivo do setor brinquedeiro, se mantém positivo e acredita que ainda há tempo de virar o jogo.
“Com a impossibilidade de lotar as lojas como acontecia nos anos anteriores, o varejo vai precisar se reinventar. Uma das alternativas é apostar na estratégia omnichannel, que visa a integração do e-commerce com as lojas físicas”, afirma Dantas.
Para ele, trabalhar com os dois canais em conjunto e investir na visibilidade da marca no ponto de venda podem potencializar os resultados do setor brinquedeiro neste Dia das Crianças.
“O consumidor precisa encontrar rapidamente onde está o produto desejado, os materiais publicitários devem ser certeiros e a equipe de promoção, nas lojas, deve ser rápida para sanar as dúvidas sobre os produtos”, conclui.
A visão da Soul Trade Marketing
Com experiência no atendimento de empresas do setor brinquedeiro, a Soul Trade Marketing acredita que um bom planejamento é uma das melhores alternativas para obter sucesso, mesmo durante a pandemia.
Conforme explica Wellington Santos, coordenador de operações na Soul, essa etapa é a que mais faz diferença no resultado final, já que o setor trabalha com apenas duas datas fortes ao longo do ano (Dia das Crianças e Natal) e a margem de erros na estratégia é pequena.
Uma das maneiras de se construir um bom planejamento, na visão do especialista, é conhecer a fundo o segmento, para informar ao cliente tudo o que acontece com os concorrentes e lojistas.
“A equipe de campo precisa estar alinhada em relação ao que acontece no mercado e trazer esses inputs para nós. Com dados relevantes, conseguimos realizar análises e levar insights para os clientes, a partir de um panorama da realidade do momento”, explica Santos.
Desse modo, pode-se realizar campanhas muito mais precisas, tanto no ponto de venda quanto nos canais digitais. Isso faz com que o investimento em recursos seja realizado no momento ideal, e com a excelência necessária.
Afinal, o cliente, ainda mais em momentos desfavoráveis, quer ver resultados. Por isso, devemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos por meio de estratégias baseadas na realidade concreta.
Ainda assim, vale lembrar que confiança do cliente no trabalho de empresas como a Soul Trade Marketing é fundamental, já que precisamos, mais do que nunca, atuar em conjunto para encontrar as melhores soluções.
“A confiança faz com que a parceria entre as empresas fique mais forte. Assim, conseguimos estar muito mais dentro do negócio, participando efetivamente como um ponto de suporte. Isso eleva a qualidade do trabalho e também a assertividade na tomada de decisões”, conclui Santos.
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