Soul Trade

Consultoria

Consultoria

No ponto de venda, o ponto de vista do dono.

Em 2018, uma grande rede de varejo mudou o formato de suas lojas para aumentar as vendas em setores chave, como vestuário e acessórios. A nova proposta efetivamente gerou melhores resultados nesses segmentos. Inesperadamente, porém, houve um efeito colateral negativo: uma área fundamental, a venda de celulares, passou a ter uma performance abaixo do esperado. A Soul foi chamada para ajudar na solução desta questão.
Nossa primeira atitude foi procurar entender os motivos dessa queda de desempenho. Para isso, propusemos assumir a operação de quatro das principais lojas em São Paulo. A partir daí, com o ponto de vista de donos do negócio, em contato direto com o consumidor e com as equipes, pudemos conhecer em detalhes os diferentes aspectos da questão.
Em primeiro lugar, ficou evidente que a mudança não gerava fluxo adequado de clientes no setor de celulares. Era preciso melhorar a comunicação dentro da loja, melhorar o mobiliário, a exposição, despertar interesse e ofertar melhor o produto – Oferecendo, por exemplo, bônus de compra a serem utilizados em outros setores da própria loja, sem afetar a margem.
Mapeando passo a passo a experiência de compra do cliente, percebemos também que as equipes não dominavam devidamente os argumentos de venda, fator bastante relevante em um setor em constante evolução.
Claramente, o consumidor dessa rede de varejo buscava por maior orientação sobre o produto. Mudamos então o perfil das equipes, buscamos o apoio dos fabricantes na capacitação dos vendedores e passamos assim a oferecer a venda de maneira consultiva.
Um conjunto de ações, enfim, que em pouco tempo despertou o interesse do consumidor. Em apenas 3 meses, alcançamos 20% a mais no resultado de vendas.
É esse tipo de envolvimento que você espera do seu parceiro de trade marketing? Se sim, temos muito para conversar.